quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Saúde do Trabalhador em Destaque

Fernando Diniz - Ascom Sesma / Fotos: Adriano Magalhães

Para debater a segurança e a saúde do trabalhador, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Belém (Cerest/Belém), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), juntamente com representantes de sindicatos, Central Única dos Trabalhadores, Funpapa e demais parceiros, estiveram juntos na tarde da ultima quarta-feira (14), na sede do Cerest Belém.
O Cerest Belém realiza trabalhos assistenciais voltados à saúde e segurança do trabalhador, com palestras e ações preventivas em empresas, sindicatos e centros sociais, destacando a importância da boa qualidade de vida e exercício profissional adequado, além da assistência ao trabalhador acidentado, doente e demais temas afins.
Guilherme Franco Neto, diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, que está em Belém, participou do debate. Ele também terá um encontro técnico com representantes da Colômbia e Bolívia, para discutir o protocolo de enfrentamento ao uso e a contaminação de trabalhadores por mercúrio.
“O principal motivo que me trouxe a Belém, é justamente a Vigilância na área da Saúde do Trabalhador, em especial, aquele trabalhador que é exposto ao risco de contaminações pelo mercúrio usado em algumas indústrias e garimpos. Um tema que vai ao encontro de nosso debate de hoje com o Cerest Belém”, disse Guilherme Neto.
Guilherme explica ainda, que segundo o Ministério da Saúde, hoje o Brasil, em particular a região amazônica, enfrenta problemas sérios neste assunto, em função da queima de biomassa, do desmatamento e da utilização do mercúrio nos garimpos de ouro, fazendo com que seja necessário dar atenção especial esta região e aos países fronteiriços.
A titular da Sesma, Sylvia Santos, que esteve presente ao evento, afirma que o Cerest Belém desenvolve um papel fundamental para a manutenção da saúde pública. “Como gestores e participantes, temos de pensar na saúde sob aspectos abertamente amplos, da atenção básica, passando pela prevenção, urgência médica, educação em saúde, e também com a saúde e assistência ao trabalhador em todos os seus detalhes existentes, desta forma nunca esquecendo a cobertura ampla que a saúde pública deve representar para a população”, concluiu.
O diretor do Cerest Belém/Sesma, Jair Bezerra, afirma que a maior missão do Centro é buscar maiores e melhores condições de para a saúde do trabalhador brasileiro, assim beneficiando a saúde pública em geral. “Em todo o Brasil o número de acidentes de trabalho é grande e cresce cada vez mais. O empregador inteligente investe nas condições de trabalho e no bem estar de seu trabalhador”, afirma.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário