quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Política Nacional de Saúde do Trabalho em Debate

Ministério da Saúde põe em debate a Saúde do Trabalhador


             Cerca de 300 pessoas debaterão de 27 a 29 de setembro, em Brasília,  a Política Nacional de Saúde do Trabalhador. O 5º Encontro Nacional da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - Renast será realizado pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador - CGSAT/DSAST/SVS no Lakeside.
            A proposta é apresentar e colocar em discussão os documentos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, o manual de gestão da Renast e as diretrizes da Vigilância em Saúde do Trabalhador, visando à construção de estratégias para a operacionalização da política.
            A Renast, criada em 2002, foi ampliada e fortalecida por meio da Portaria GM/MS nº 2.437/05, que foi substituída pela Portaria GM/MS nº 2.728/09. Ela dá seqüência a um conjunto de ações de saúde do trabalhador iniciadas ao longo dos anos 80. O principal objetivo desta rede é articular ações de saúde do trabalhador voltadas à promoção, à vigilância e à assistência à saúde. A rede busca estabelecer relações com outras instituições e órgãos públicos e privados, como universidades e instituições de pesquisa.
         Participarão do encontro em Brasília coordenadores estaduais de Saúde do Trabalhador, representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest Estaduais e Regionais, técnicos da CGSAT, da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, de outras áreas da Secretaria de Vigilância em Saúde, bem como de outras Secretarias do Ministério da Saúde, além de representantes do Conass e Conasems, das Centrais Sindicais, Secretários Municipais de Saúde, representantes dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, de Universidades, do Conselho Nacional de Saúde - CNS e de Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador do CNS e de Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário