terça-feira, 14 de maio de 2013

Declaração da British Psychologi​cal Society contra o modelo biomédico de adoeciment​o mental

Depois da recente nota da NIMH, mais uma associação na área da saúde mental manifesta oposição ao DSM e a sua forma de organização e compreensão das doenças psíquicas. De acordo com o jornal britânico The Guardian, a Divisão de Psicologia Clínica da British Psychological Society vai lançar amanhã  uma declaração contrária ao DSM. Representantes da entidade afirmam que devido à gritante falta de evidências, é hora de uma mudança de paradigma na forma como as questões de saúde mental são compreendidas.
Mas ao contrário da NIMH, que ao mesmo tempo em que criticou o DSM já propôs novas formas igualmente reducionistas e biologicistas de se compreender o funcionamento psíquico, a DCP parece ter como objetivo colocar em cheque exatamente o modelo biomédico de saúde e adoecimento mental.

Nas palavras de uma das proponentes da declaração, Lucy Johnstone, "existem evidências  esmagadoras de que as pessoas adoecem como resultado de uma mistura complexa de circunstâncias sociais e biológicas - privação e perda, pobreza e discriminação, trauma e abuso".

Obviamente a notícia já resultou em manifestações contrárias, principalmente da parte dos psiquiatras britânicos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário