terça-feira, 30 de abril de 2013

A LUTA ANTIMANICOMIAL E A SAÚDE DO TRABALHADOR


O dia 18 de maio marca há 23 anos a Luta Antimanicomial.   Abolida   a  internação de    pessoas com transtornos mentais nos hospícios e com a implementação de um  novo  modelo assistencial com ênfase no atendimento extra-hospitalar e com equipes  multiprofissionais,  tem sido  possível produzir outra subjetividade a cerca da loucura. A conquista da cidadania e dos direitos humanos para os doentes mentais está em franca expansão. Mas quais são os desafios existentes? O que podemos refletir a cerca da excessiva medicalização dos transtornos mentais na atualidade?

Os ambientes de   trabalho têm se   apresentado  como estruturas  manicomiais  com  práticas de violência psicológica e coisificação humana. Será este um novo tipo de hospício?   Nesse sentido, cabe refletirmos porque tantos  trabalhadores têm  apresentado  depressão, síndrome de burnout, síndrome     do  pânico e  outros  transtornos  mentais.

Para a     reflexão e debate dessa temática, a   Comissão   de  Saúde  Mental e  Trabalho  do Grande ABC  e o   Conselho Regional de Psicologia- subsede ABC promovem o evento:

A luta Antimanicomial e a Saúde do Trabalhador: Avanços e Perspectivas da Luta Antimanicomial e a relação da Loucura com o Trabalho

Data: 17 de Maio de 2013
9h - Recepção e café
9h30 - Abertura
9h45 - Palestras:

Mesa 1 - "A luta anti-manicomial: o passado e o presente".
Palestrante: Eliza Zaneratto. Psicóloga e professora da Psicologia Social da PUC.

Mesa 2 - "Transtornos mentais relacionados ao trabalho na atualidade: Medicalização e isolamento social" -
Palestrante:Eliana Pintor. Psicóloga, Mestre em Psicologia da Saúde, Gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de São Bernardo do Campo.

11:00 hs. Debate

12:00 hs. Encerramento e entrega de certificados

Evento Gratuito!

INSCRIÇÕES PELO SITE:
http://crpsp.org.br/abc/agenda/

Por e-mail:
abc01@crpsp.org.br

Por fone: 4427- 6847

Nenhum comentário:

Postar um comentário