quinta-feira, 29 de setembro de 2011

26º Encontro Presencial Fórum de AT - 19/10/2011 em Piracicaba/SP

 Para programação acesse:

http://www.cerest.piracicaba.sp.gov.br/site/images/chamada__26_frum_agosto_2011.pdf

Nova forma de acesso - Fórum de Acidente de Trabalho

A intenção é disponibilizar todos os arquivos de gravações de nossos encontros presenciais, de aulas, de entrevistas e outros registros que consideremos importante para os interessados na construção de um novo olhar sobre o tema da prevenção de acidentes, com ênfase na contribuição da análise desses eventos.

O primeiro Encontro escolhido para ser disponibilizado na página foi o de número 23, realizado em Piracicaba, em abril desse ano, em que a Professora Elisabeth Antunes Lima discorreu sobre o tema "A contribuição da clínica da atividade na análise de acidentes".

Para assistir acesse:
www.youtube.com/ForumAcidentes

Política Nacional de Saúde do Trabalho em Debate

Ministério da Saúde põe em debate a Saúde do Trabalhador


             Cerca de 300 pessoas debaterão de 27 a 29 de setembro, em Brasília,  a Política Nacional de Saúde do Trabalhador. O 5º Encontro Nacional da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - Renast será realizado pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador - CGSAT/DSAST/SVS no Lakeside.
            A proposta é apresentar e colocar em discussão os documentos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, o manual de gestão da Renast e as diretrizes da Vigilância em Saúde do Trabalhador, visando à construção de estratégias para a operacionalização da política.
            A Renast, criada em 2002, foi ampliada e fortalecida por meio da Portaria GM/MS nº 2.437/05, que foi substituída pela Portaria GM/MS nº 2.728/09. Ela dá seqüência a um conjunto de ações de saúde do trabalhador iniciadas ao longo dos anos 80. O principal objetivo desta rede é articular ações de saúde do trabalhador voltadas à promoção, à vigilância e à assistência à saúde. A rede busca estabelecer relações com outras instituições e órgãos públicos e privados, como universidades e instituições de pesquisa.
         Participarão do encontro em Brasília coordenadores estaduais de Saúde do Trabalhador, representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest Estaduais e Regionais, técnicos da CGSAT, da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, de outras áreas da Secretaria de Vigilância em Saúde, bem como de outras Secretarias do Ministério da Saúde, além de representantes do Conass e Conasems, das Centrais Sindicais, Secretários Municipais de Saúde, representantes dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, de Universidades, do Conselho Nacional de Saúde - CNS e de Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador do CNS e de Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde.

AUDIÊNCIA NA CÂMARA SOBRE A QUALIDADE DAS PERÍCIAS MÉDICAS DO INSS

 

Saúde do Trabalhador em Destaque

Fernando Diniz - Ascom Sesma / Fotos: Adriano Magalhães

Para debater a segurança e a saúde do trabalhador, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Belém (Cerest/Belém), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), juntamente com representantes de sindicatos, Central Única dos Trabalhadores, Funpapa e demais parceiros, estiveram juntos na tarde da ultima quarta-feira (14), na sede do Cerest Belém.
O Cerest Belém realiza trabalhos assistenciais voltados à saúde e segurança do trabalhador, com palestras e ações preventivas em empresas, sindicatos e centros sociais, destacando a importância da boa qualidade de vida e exercício profissional adequado, além da assistência ao trabalhador acidentado, doente e demais temas afins.
Guilherme Franco Neto, diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, que está em Belém, participou do debate. Ele também terá um encontro técnico com representantes da Colômbia e Bolívia, para discutir o protocolo de enfrentamento ao uso e a contaminação de trabalhadores por mercúrio.
“O principal motivo que me trouxe a Belém, é justamente a Vigilância na área da Saúde do Trabalhador, em especial, aquele trabalhador que é exposto ao risco de contaminações pelo mercúrio usado em algumas indústrias e garimpos. Um tema que vai ao encontro de nosso debate de hoje com o Cerest Belém”, disse Guilherme Neto.
Guilherme explica ainda, que segundo o Ministério da Saúde, hoje o Brasil, em particular a região amazônica, enfrenta problemas sérios neste assunto, em função da queima de biomassa, do desmatamento e da utilização do mercúrio nos garimpos de ouro, fazendo com que seja necessário dar atenção especial esta região e aos países fronteiriços.
A titular da Sesma, Sylvia Santos, que esteve presente ao evento, afirma que o Cerest Belém desenvolve um papel fundamental para a manutenção da saúde pública. “Como gestores e participantes, temos de pensar na saúde sob aspectos abertamente amplos, da atenção básica, passando pela prevenção, urgência médica, educação em saúde, e também com a saúde e assistência ao trabalhador em todos os seus detalhes existentes, desta forma nunca esquecendo a cobertura ampla que a saúde pública deve representar para a população”, concluiu.
O diretor do Cerest Belém/Sesma, Jair Bezerra, afirma que a maior missão do Centro é buscar maiores e melhores condições de para a saúde do trabalhador brasileiro, assim beneficiando a saúde pública em geral. “Em todo o Brasil o número de acidentes de trabalho é grande e cresce cada vez mais. O empregador inteligente investe nas condições de trabalho e no bem estar de seu trabalhador”, afirma.